MANTA ASFÁLTICA E SUA APLICABILIDADE
- Daniela Lopes
- 28 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
A manta asfáltica tem sido bastante utilizada para impermeabilizar superfícies como lajes e telhados. Devido à sua eficácia, previne proliferação de mofos e bolores, evitando assim, doenças respiratórias. Ao ser aplicada em superfícies, forma uma membrana protetora, vedando a estrutura contra a ação da agua, evitando incômodos como infiltrações que podem ocasionar problemas estruturais.
Sua composição é feita a partir de asfaltos modificados armados com filme de polietileno, filme de poliéster, borracha butílica ou PVC plastificado, resistente à furos, tração e rasgamento.
Cada tipo de manta asfáltica possui parâmetros (resistência ao impacto, puncionamento estático, escorrimento, espessura, resistência à tração, absorção d’água, flexibilidade a baixa temperatura, estabilidade dimensional, e flexibilidade após envelhecimento acelerado) e a escolha de cada tipo depende das características da obra e da demanda de cada projeto.
São vendidas em rolos, com espessuras que variam entre 3, 4 e 5mm. A espessura mínima recomendada pela NBR 9952 é de 3mm.
Abaixo, listamos alguns tipos de mantas asfálticas disponíveis no mercado:
Manta Asfáltica de Alumínio: é utilizada como isolante térmico e acústico em telhados em geral (fibrocimento, barro, zinco, telhas ecológicas, etc), lajes não transitáveis ou inclinadas em geral, calhas e canaletas, marquises, juntas de dilatação. Este tipo de manta dispensa a proteção mecânica (contrapiso).
Manta Asfáltica de Poliéster: pisos de estacionamento, áreas frias (banheiros, cozinhas, lavanderias, etc), terraços e sacadas, lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral, jardineiras e floreiras, muros de arrimo e paredes verticais, caixas d´água e reservatórios, piscinas e tanques de piscicultura. Necessário proteção mecânica (contrapiso).
Manta Asfáltica de Polietileno: é indicada para lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral, sendo que áreas superiores a 100m² devem usar, preferencialmente, a espessura de 4mm. Indicada também para áreas frias (áreas de serviço, porões, banheiros, etc), espelhos d’água, piscinas elevadas e terraços. Deve receber proteção mecânica (contrapiso).
A manta asfáltica pode ser aplicada sobre diferentes tipos de superfícies como cimento, zinco, alumínio, cimento amianto, madeira, etc. A área deve ser regularizada e preparadas para que a impermeabilização seja perfeita.
Recomenda-se, após sua aplicação, executar uma camada de argamassa de cimento e areia para proteção mecânica da manta, evitando que esta seja danificada pela ação do tempo (especialmente raios solares), tráfego de veículos de pessoas e queda de objetos sobre sua superfície.
Sua aplicação é feita com o uso de maçarico e exige mão-de-obra especializada, a qual deve usar materiais de proteção individual (EPI): botas, luvas de raspa e óculos de segurança.
Normas a considerar: NBR 9574 (Execução de Impermeabilização), NBR 9575 (Elaboração de projetos de Impermeabilização) e NBR 9952 (Mantas Asfálticas com Armadura para Impermeabilização);
Consulte-nos sobre os produtos indicados para sua obra.
ESTRUTURAS ESTANQUES: NOSSO MAIOR DESAFIO
Comments